Japão: queda de confiança no Primeiro-Ministro japonês derruba iene

Cerca de 63% de eleitores ouvidos em uma pesquisa no Japão querem que Yukio Hatoyama renuncie ao principal cargo do país

SÃO PAULO – A queda de confiança no primeiro ministro japonês e a instabilidade política atravessada por seu governo influenciam negativamente o iene em sua cotação frente ao dólar. Nesta segunda-feira (31), a moeda japonesa está operando a ¥ 91,51 por dólar (8h00), com a divisa norte-americana subindo mais de 0,5%.

A crise política, que estourou neste final de semana no país, é o principal catalisador de tal pessimismo no câmbio. Uma pesquisa divulgada feita com eleitores japonesas mostrou que 63% deles querem que o atual Primeiro Ministro, Yukio Hatoyama, renuncie ao cargo.

Em meio a situação deflacitária persistente e a taxa de desemprego ainda alta, os resultados da eleição parlamentar que se aproxima são incertos. Ao mesmo tempo, o Partido Social Democrata abandonou a coalizão governista, após desentendimentos sobre a manutenção de tropas norte-americanas no Japão.

PUBLICIDADE

Desacordo
A onda de rejeição às políticas de Yukio é evidenciada em sua popularidade: o índice de desaprovação do gabinete de Yukio caiu mais 1% entre abril e maio, ficando a 69% de desaprovação no quinto mês.