Japão: pesquisas indicam popularidade do governo abaixo de 18%

A cada pesquisa divulgada no país, a aprovação ao primeiro-ministro Taro Aso cai, enquanto a desaprovação aumenta

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Novas pesquisas feitas no Japão mostram que a popularidade do primeiro-ministro Taro Aso não apresentou melhora em janeiro, tendo continuado em trajetória de queda.

No levantamento feito pela Asahi Shimbun, o índice de aprovação ao governo caiu para 14%, contra 19% na pesquisa anterior. Foi o menor nível desde fevereiro de 2001, quando apenas 9% aprovavam o governo de Yoshiro Mori. Já na pesquisa feita pelo Kyodo News, o índice de aprovação caiu de 19,2% para 18,1%.

Economia e desaprovação

Entre os principais motivos indicados para a baixa aprovação, estão as políticas econômicas adotadas por Aso, que, em sua maioria, foram consideradas insuficientes.

Continua depois da publicidade

No levantamento da Asahi Shimbun, também foi indicada a taxa de reprovação ao governo japonês, que subiu de 67% para 73%. Além disso, 60% dos japoneses acreditam que novas eleições deveriam ser convocadas imediatamente, um aumento de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.