Japão negocia isenção de sanções ao petróleo do Irã, diz chanceler

Isenção pode acontecer se houver um corte significativo no comércio com o Irã; Tóquio já cortou 40% nas importações em 5 anos

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – O governo do Japão provavelmente irá evitar as sanções dos EUA contra o Irã, mesmo reduzindo atualmente as importações do petróleo iraniano, afirmou nesta quarta-feira (29) o chanceler Koichiro Gemba.

O Japão tem conversado com Washington para obter uma isenção, que pode ser concedida se houver um corte significativo no comércio com o Irã. Tóquio já fez um corte de 40% nas importações de petróleo do Irã nos últimos cinco anos, e está se oferecendo para fazer cortes futuros.

“Estamos nos estágios finais de negociações sobre acordo de metas das sanções e a compreensão mútua aprofundou consideravelmente”, disse Gemba, citado pela Reuters. “Eu não acho que estamos em uma situação de se preocupar sobre se tornar um alvo de sanções”, acrescentou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Gemba não mencionou a redução de metas específicas, citando um impacto potencial de mercado, mas o governo disse que pretende manter o corte nas compras de óleo do Irã.

Entenda
As sanções têm como objetivo evitar que o programa nuclear de Teerã seja usado para a construção de armas nucleares, e punem as instituições financeiras que lidam com banco central do Irã, o canal para transações de petróleo.

A violação das sanções poderia resultar na exclusão de empresas ao mercado dos EUA, fazendo com que o bancos japoneses sejam impedidos de operar na maior economia do mundo.

Continua depois da publicidade

A renúncia japonesa protegeria os grandes bancos do Japão – Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group – de serem punidos por transações com o Irã.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.