Conteúdo editorial apoiado por

Japão: maioria dos eleitores se mostra interessada na votação geral deste mês

Levantamento do periódico Mainichi Shimbun sugere que 93% dos japoneses têm intenção de comparecer às urnas

Publicidade

SÃO PAULO – Com as eleições gerais para o Congresso japonês se aproximando, a expectativa é de que a maioria dos japoneses compareça às urnas neste ano. Pelo menos é o que sugere o resultado da pesquisa conduzida peo periódico japonês Mainichi Shimbun, que estima em 75% o percentual de eleitores que pretende comparecer as urnas e votar no próximo dia 11 de setembro.

O resultado do levantamento ficou 4 pontos percentuais acima do contabilizado numa pesquisa semelhante feita em 2003, pouco antes das eleições gerais. Outro fator que colabora para tornar os números ainda mais animadores é que, somando aqueles que responderem que votarão “com certeza” aos que declararam que provavelmente irão às urnas, o percentual cresce para 93%.

O número de eleitores interessados é alto

Ainda de acordo com o levantamento, 80% dos eleitores que apóiam um dos principais partidos políticos do Japão confirmaram presença na hora de votar. Os quatro principais partidos do Japão são, respectivamente, o Partido Liberal Democrático (PLD), o Partido Democrático do Japão (oposição), o Komeito (aliado ao PLD nesta eleição, e o Partido Comunista do Japão.

Por sua vez, entre os que não vestem a camisa de nenhum partido em particular, o percentual de eleitores seguros de comparecer as urnas no próximo domingo cai para 64%.

Existe a preocupação acerca da dúvida se o grande número de japoneses interessados nesta eleição resultará efetivamente em uma alta quantidade de votos. No entanto, os levantamentos feitos em 1990, 1993 e 2000 apontaram perspectivas que se mostraram muito próximas do número real de eleitores que votaram nas ocasiões, o que reforça a credibilidade da pesquisa.