Japão irá auxiliar brasileiros que queiram voltar ao Brasil

Proposta faz parte de uma série de medidas para ajudar estrangeiros que ficaram desempregados com a crise econômica

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O governo do Japão irá auxiliar os brasileiros que residem no país a voltar para o Brasil. A proposta faz parte de uma série de medidas de ajuda aos dekasseguis atingidos pela crise financeira, que provocou uma recessão no país asiático.

O objetivo do auxílio, que inclui a solicitação de apoio às companhias aéreas, ao setor industrial e ao país de origem, seria a construção de um ambiente voltado ao retorno dos estrangeiros que desejam a repatriação.

Outras medidas

Além dessa ajuda, o governo japonês irá adotar outras medidas de apoio aos imigrantes, voltadas principalmente para educação, habitação e emprego. No primeiro caso, o Japão deverá facilitar o ingresso em escolas públicas de alunos estrangeiros cujos pais ficaram desempregados.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já na área de emprego, a proposta é criar uma rede de apoio na busca por uma vaga e incrementar o treinamento e cursos profissionalizantes voltados para estrangeiros; para habitação, a proposta é assegurar a estabilidade de moradia aos imigrantes.

Em carta enviada ao governo brasileiro, o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, afirmou que espera “que tais medidas possam melhorar as condições de vida dos brasileiros residentes no Japão” e lembrou que a crise econômica colocou diversos imigrantes em extrema dificuldade, como desemprego e educação dos filhos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.