Japão: índice de aprovação ao governo de Fukuda fica em 23% em junho

Apesar do aumento de 4 p.p. em relação a maio, índice ainda é um dos menores para um líder no período pós-guerra

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O índice de aprovação ao governo do primeiro-ministro japonês Yasuo Fukuda e sua equipe ficou em 23% no mês de junho, segundo pesquisa do jornal Asahi Shimbun, divulgada nesta terça-feira (17).

Apesar de ter subido 4 pontos percentuais em relação a maio (19%), o índice ainda representa um dos menores já alcançado por um líder de governo do país no pós-guerra.

Desaprovação

Ainda de acordo com a publicação, o índice de desaprovação ao governo caiu de 65% no quinto mês do ano, para 59% em junho. Na pesquisa, feita com 2.040 pessoas, o novo programa de seguro saúde é o principal motivo para os resultados.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O projeto irá deduzir os benefícios de pensões de pessoas com mais de 75 anos. Após a sua adoção, o governo viu o índice de aprovação cair para 19%.

Na última pesquisa, apenas 30% dos entrevistados viam a proposta como positiva, número que se manteve estável em junho. Já entre as pessoas que afirmavam apoiar a oposição na tentativa de abolir o sistema, o índice caiu de 53% para 49% entre maio e junho.

O projeto foi um dos motivos que levaram a oposição japonesa a aprovar uma moção de censura contra Fukuda. Essa ação teve a aprovação de 42% dos participantes da pesquisa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.