Japão e EUA chegam a acordo sobre realocação de base militar

Base aérea Futenma continuará em Okinawa, apesar das promessas do primeiro-ministro de tirá-la da cidade

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Japão e Estados Unidos chegaram a um acordo sobre o plano de realocação da base militar Futenma, da marinha norte-americana, localizada na cidade de Okinawa.

Os dois países concordaram em construir uma pista de decolagem em uma área costeira no distrito de Henoko, em Nago, também na cidade de Okinawa.

O acordo foi feito no sábado (22), mas os dois governos devem fazer o anúncio oficial apenas no final do mês, após as conversas entre os ministros da Defesa de ambos os países. O conteúdo básico do acordo deve ser quase idêntico ao realizado em 2006, embora tal acordo tenha sido criticado pelo atual primeiro-ministro Yukio Hatoyama durante sua campanha eleitoral.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sob o antigo acordo, o Japão havia pedido aos EUA para considerar uma possível mudança de algumas funções da base aérea para fora de Okinawa, de acordo com o Yumiuri Shimbun.

Promessa
Em sua segunda visita a Okinawa desde que se tornou primeiro-ministro, Hatoyama deixou claro que a área costeira de Nago, Henoko, é o local mais provável para a transferência e pediu desculpas por não fazer jus à sua promessa de campanha, no ano passado, de retirar a base militar ou ao menos algumas de suas funções da cidade.

“Expresso meu sincero pedido de desculpas por não poder cumprir minhas palavras”, declarou, segundo informações do The Asahi Shimbun.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados