SÃO PAULO – Japão e Estados Unidos chegaram a um acordo sobre o plano de realocação da base militar Futenma, da marinha norte-americana, localizada na cidade de Okinawa.
Os dois países concordaram em construir uma pista de decolagem em uma área costeira no distrito de Henoko, em Nago, também na cidade de Okinawa.
O acordo foi feito no sábado (22), mas os dois governos devem fazer o anúncio oficial apenas no final do mês, após as conversas entre os ministros da Defesa de ambos os países. O conteúdo básico do acordo deve ser quase idêntico ao realizado em 2006, embora tal acordo tenha sido criticado pelo atual primeiro-ministro Yukio Hatoyama durante sua campanha eleitoral.
Sob o antigo acordo, o Japão havia pedido aos EUA para considerar uma possível mudança de algumas funções da base aérea para fora de Okinawa, de acordo com o Yumiuri Shimbun.
Promessa
Em sua segunda visita a Okinawa desde que se tornou primeiro-ministro, Hatoyama deixou claro que a área costeira de Nago, Henoko, é o local mais provável para a transferência e pediu desculpas por não fazer jus à sua promessa de campanha, no ano passado, de retirar a base militar ou ao menos algumas de suas funções da cidade.
“Expresso meu sincero pedido de desculpas por não poder cumprir minhas palavras”, declarou, segundo informações do The Asahi Shimbun.