Japão e Coréia do Norte chegam a acordo sobre investigações de seqüestros

Coréia do Norte terá de reportar as ações e os resultados da investigação freqüentemente, e Japão irá diminuir sanções

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O governo do Japão e da Coréia do Norte chegaram a um acordo sobre os procedimentos que devem ser adotados nas investigações do seqüestro de japoneses no país comunista.

Segundo informou o ministro de Relações Exteriores do Japão, Masahiko Komura, o acordo foi fechado nesta quarta-feira (13), após dois dias de negociações.

Determinações

Entre as decisões, está o comprometimento da Coréia do Norte em completar as investigações até outono deste ano, que, no Japão, tem início em setembro. Além disso, a busca deverá abranger todas as vítimas e um relatório com os resultados deverá ser enviado ao Japão freqüentemente.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Oficiais japoneses também terão a permissão para entrevistar as vítimas dos seqüestros e outras pessoas envolvidas, assim como terão acesso às residências dos envolvidos.

Em troca, o Japão deverá diminuir as sanções que aplica à Coréia do Norte, como a restrição de vôos e viagens entre as duas nações. Porém, os radicais japoneses que seqüestraram um avião que ia do Japão ao país comunista em 1970 não serão extraditados, devendo permanecer na Coréia do Norte.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.