Japão e Austrália irão liderar grupo para desarmamento nuclear

Grupo discutirá situação de países que estão fabricando armas e criar um relatório para a revisão do acordo de não proliferação

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os governos de Japão e Austrália, que irão liderar um novo grupo internacional para o desarmamento nuclear, afirmaram que pretendem indicar os membros em breve e realizar a primeira reunião em outubro deste ano.

O encontro será comandado pelos ministros de Relações Exteriores do Japão, Yoriko Kawaguchi, e da Austrália, Gareth Evans, que se encontraram com o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, nesta segunda-feira (25).

Revisão de acordo

O grupo deverá ter 15 ou 16 membros de diferentes países, que irão discutir e elaborar um relatório para ser utilizado na revisão do acordo de não proliferação nuclear, que deverá ocorrer em 2010.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre os membros, estarão representantes de países com ou sem armas nucleares, e de diferentes desenvolvimentos econômicos. No encontro, deverá ser discutido o que fazer com os países que não assinaram o acordo ou que estão desenvolvendo esse tipo de armamento.

Também será discutido um recente acordo entre Estados Unidos e Índia, no qual o país norte-americano interrompe três décadas de proibição da venda de tecnologia e energia nuclear para países que não assinaram o acordo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.