Japão deve reabrir inquérito sobre escravas sexuais durante a 2ª Guerra

Governo garante que vai colaborar nas investigações, mas afirma não se responsabilizar pelos atos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O governo japonês deve reabrir inquérito sobre acusação do exército ter coagido mulheres a servirem como escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o governo vai reabrir o inquérito para apurar o caso de escravidão sexual durante o conflito. Um grupo de parlamentares do Partido Liberal Democrático, que vai reabrir as investigações, pretende refutar o “infundado julgamento” da conduta do Japão durante a guerra.

Abe disse que não existem evidências de que as mulheres foram coagidas a praticar o ato, mas que o governo vai ajudar nas investigações.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Protestos

Ao ser questionado sobre reportagem do New York Times, criticando a postura do Japão de não se responsabilizar pelos crimes, o secretário-chefe do gabinete disse que o governo considera as acusações da imprensa sem fundamento e que são um tanto mal interpretadas.

O governo japonês disse que não há motivos para se desculpar. No entanto, de acordo com o historiador Yoshimi Yoshiaki, cerca de 200 mil mulheres, a maioria da China e da Península Coreana, trabalharam em bordéis para militares japoneses durante as décadas de 30 e 40.

As evidências dos atos de violência contra mulheres durante a Segunda Guerra foram removidas dos livros de história de oito escolas no Japão, em 2005, promovendo protestos na Coréia do Sul.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.