Japão decide manter sanções às Coréia do Norte

A decisão inclui a proibição da entrada de navios norte-coreanos nos portos japoneses e a importação de qualquer produto do país

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, aprovou nesta terça-feira (9), a extensão por seis meses das sanções à Coréia do Norte, enquanto procura uma solução para as ambições nucleares do país e para o seqüestro de japoneses.

A decisão inclui a proibição da entrada de navios norte-coreanos nos portos japoneses e a importação de qualquer produto do país.

Testes nucleares

O governo japonês decidiu impor as restrições ao país comunista depois do anúncio de um teste nuclear em outubro do ano passado. Em abril decidiu pela continuação das sanções até outubro.

Continua depois da publicidade

O porta-voz do governo afirmou que a principal preocupação do Japão é resolver os problemas dos seqüestros e o desenvolvimento de mísseis e armas nucleares pela Coréia do Norte, bem como garantir que as relações bilaterais com o país permanecem as mesmas.

Seqüestros

Um professor e conselheiro do presidente sul-coreano Roh Môo Hyun, que o acompanhou na visita ao país do norte, na semana passada, afirmou que, para Kim Jong Il, as discussões e os seqüestros de japoneses são um assunto encerrado. Mas o governo do Japão ainda busca pelos seqüestrados e por informações do governo coreano, que afirma que 8 dos 13 raptados morreram. O país não acredita nas explicações e exige que a Coréia do Norte diga a verdade sobre o ocorrido.

O país comunista admitiu em 2002 que mantinha em seu território 13 japoneses seqüestrados por agentes coreanos. Afirmou também que 5 estavam vivos e 8 mortos. Os sobreviventes retornaram ao Japão em outubro de 2002.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.