Japão: campanha para eleições do Senado começa nesta quinta

Serão disputadas 242 vagas na House of Councillors - equivalente ao Senado. DPJ quer garantir 122 para manter apoio a Naoto Kan

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Começa nesta quinta-feira (24) a campanha oficial para as eleições legislativas do Japão (House of Councillors, equivalente ao Senado), a serem realizadas no dia 11 de julho. Os eleitores terão a oportunidade de dar seu veredicto sobre os nove meses de governo liderado pelo Partido Democrático do Japão (DPJ), o qual tomou o poder no ano passado, após vencer o Partido Liberal Democrático.

O LDP, agora principal partido da oposição, tem o objetivo de destituir o bloco de coalizão do DPJ, que tem maioria na casa.

Mais de 430 pessoas estão se preparando para disputar metade das 242 cadeiras que estarão em disputa nas próximas eleições, de acordo com a agência Kyodo News. Somado aos eleitos no pleito de 2007, o total de membros do Senado chegará a 377.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Apoio a Kan
O DPJ e o recém-lançado Novo Partido do Povo esperam garantir pelo menos 122 cadeiras, para controlar a casa e trazer mais estabilidade ao governo do novo primeiro-ministro Naoto Kan. Eles já possuem uma confortável maioria na chamada House of Representatives (correspondente à Câmara dos Deputados), considerada uma casa legislativa com maior poder que a dos Councillors.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.