Japão: 67% apoiam vitória do primeiro-ministro Naoto Kan nas eleições do DPJ

Liderança do Partido Democrático garante cargo de premiê. Rival Ozawa tem 14% de aprovação dos japoneses

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 67% dos eleitores japoneses sentem que o atual primeiro-ministro do país é o mais adequado para vencer as eleições pela liderança do Partido Democrático do Japão, contra apenas 14% dos que apoiam o ex-secretário-geral do partido, Ichiro Ozawa.

Como o DPJ possui a maioria na Câmara dos Deputados (lower house), a liderança do partido garante o cargo de premiê do Japão. Ozawa e Kan disputarão o cargo nas eleições do partido, que estão marcadas para o dia 14 de setembro.

Entre os que apiam Kan, 65% justificaram que não gostariam de ver outra troca de primeiro-ministro – Kan foi nomeado premiê em junho deste ano, após abdicação de Yukio Hatoyama. Outros 27% declararam que concordam com o fato de Kan ter se distanciado de Ozawa após tomar posse.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já entre os eleitores que suportam Ozawa, 40% disseram que ele é um líder forte e 29% afirmam que ele tem nível de experiência política mais alto, segundo o Yomiuri Shimbun.

Popularidade
A taxa de aprovação do governo Kan cresceu para 54%, aumento de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Já a taxa de reprovação caiu para 35% – frente aos 46% da última pesquisa. Especialistas afirmam que a clara postura de Kan em se distanciar de Ozawa após escândalos envolvendo sua organização de gerenciamento de fundos ajudou a melhorar sua popularidade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.