Janot chegou a pedir busca e apreensão contra Aécio Neves em maio, informa Folha

Contudo, afirma o jornal, a medida foi abortada após o Senado ter garantido acesso irrestrito aos documentos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em maio, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a solicitar uma ação de busca e apreensão no Senado para coletar dados para inquérito contra o senador e presidente nacional do PSDB Aécio Neves, segundo informa o jornal Folha de S. Paulo. O objetivo era ter material para o inquérito que apura a acusação de que o tucano teria atuado para “maquiar” dados da CPI dos Correios, em 2005.

Contudo, afirma o jornal, a medida foi abortada após o Senado ter garantido acesso irrestrito aos documentos. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), emitiu nota para rebater a versão de que os documentos da CPI teriam sido alvo de manipulação indevida e encaminhou ao STF uma petição dizendo que os documentos eram públicos e à disposição da Justiça.

A suspeita contra Aécio foi levada à PGR pelo ex-senador Delcídio do Amaral, que afirma que o tucano teria atrasado o envio de dados do Banco Rural à CPI para poder “apagar dados bancários comprometedores” e evitar que a apuração sobre fraudes na instituição levasse a nomes do PSDB. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 A iniciativa da Procuradoria foi tomada após o jornal “O Globo” divulgar que documentos da CPI haviam sido deslocados do arquivo do Senado para outro setor da Casa a pedido de Aécio. O inquérito sobre ele está sob os cuidados do ministro do STF Gilmar Mendes, que chegou a autorizar o pedido, fazendo ressalvas de que a ação fosse discreta e acompanhada por um oficial de justiça do Supremo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.