Jair Renan Bolsonaro é denunciado por lavagem de dinheiro e uso de documento falso

MP do DF diz que filho do ex-presidente usou documento com informações falsas da sua empresa para obter um empréstimo que não foi pago

Equipe InfoMoney

Redes sociais

Publicidade

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) denunciou Jair Renan Bolsonaro, o quarto filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Jair Renan é acusado de usar documento com informações falsas de sua empresa, a Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia, para obter um empréstimo bancário que não foi pago. A denúncia foi revelada pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (20).

Procurado pela Reuters, o MPDFT disse que o caso é sigiloso e, portanto, não pode repassar informações. Jair Renan foi indiciado pela Polícia Civil do DF, em meados de fevereiro, por ambos os crimes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A investigação começou em agosto de 2023, quando a Polícia Civil apreendeu um telefone celular e outros pertences pessoais de Jair Renan. A Operação Nexum investigava o cometimento de crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

O inquérito da polícia apontou como suspeitas declarações de faturamento da empresa, com as quais o filho de Bolsonaro e seu sócio, Maciel Alves, buscavam lastro para empréstimos bancários, segundo o jornal.

No relatório final do caso, os investigadores afirmam que “não há dúvidas de que as duas declarações de faturamento apresentadas ao banco são falsas”. Segundo a reportagem, Jair Renan e Alves conseguiram ao menos três empréstimos.

Continua depois da publicidade

Jair Renan disse em depoimento não reconhecer suas assinaturas nas declarações de faturamento supostamente falsas e negou ter pedido empréstimos, segundo O Globo. Mas um perito, testemunhas e até imagens de seu login no aplicativo bancário contrariam essa posição.

Admar Gonzaga, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogado do filho do ex-presidente, disse que não comentaria o caso, na ocasião do indiciamento, por se tratar de caso sigiloso. Já o advogado de Alves disse que seu cliente “com certeza” seria absolvido, segundo o jornal.

Pai indiciado

A Reuters não conseguiu contactar a defesa de Jair Renan hoje. A denúncia do “filho 04” do ex-presidente ocorre um dia após Bolsonaro ser indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de fraude em seus registros de vacinação da Covid-19, abrindo caminho para uma denúncia pelo Ministério Público Federal (MPF).

Continua depois da publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 15 dias de prazo para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o relatório da PF. A Procuradoria é a responsável por avaliar se o ex-presidente também será denunciado.

(Com Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.