Itamaraty cria manual de combate ao “discurso do golpe” para embaixadores

Em nova ofensiva, ministério sob comando de José Serra arma tropa para a disputa de discursos no plano internacional

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Depois das duras respostas aos posicionamentos de Venezuela, Bolívia, Cuba, Bolívia, El Salvador e dos secretários-gerais de Unasul e OEA, o gabinete do ministro das Relações Exteriores, José Serra, encaminhou circular a embaixadores brasileiros ao redor do mundo dando instruções para “combater ativamente” o discurso que busca desqualificar o processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, o documento defende que “declarações vagas e sem fundamento sobre a inobservância da legislação brasileira […] sobretudo emanadas de autoridades governamentais ou de dirigentes de organismos internacionais, precisam ser enfrentadas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvidas sobre a lisura do processo político no Brasil”.

A reportagem da Folha procurou o Itamaraty, que não comentou a notícia. A jornalista Patrícia Campos Mello lembra ainda que, em março, o diplomata Milton Rondó Filho foi advertido pelo ministério após enviar telegrama a embaixadas alertando para “o risco de golpe” no Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.