“Itália já não está na zona do euro”, diz comediante vencedor das eleições

Segundo Beppe Grillo, países que compõem o bloco econômico só estão esperando que bancos se desfaçam dos títulos para que Itália saia do euro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Giusseppe Piero Grillo, mais conhecido como Beppe Grillo, é um comediante italiano bastante famoso no país com uma carreira de mais de 40 anos, mas vem se destacando nos últimos anos pela sua grande influência política. Em 2009, ele fundou o Movimento 5 Estrelas, que se transformou na terceira maior força política da Itália.

Esta força aumentou após as eleições parlamentares de 24 e 25 de fevereiro, que geraram um impasse político no país. O resultado das eleições tornou o Movimento 5 Estrelas o maior partido político italiano, recebendo 26% do total de votos e constituindo a maior bancada em termo de partidos isolados. Entretanto, em meio às dificuldades enfrentadas pelos partidos para formar uma coalização que chegue a um novo primeiro-ministro, a expectativa é de que haja novas eleições no país. 

Conhecido por suas opiniões polêmicas, Grillo destacou durante entrevista para o jornal britânico Financial Times que a Itália já está fora da zona do euro. Segundo ele, os países nórdicos estão ajudando a manter o país até certo tempo no bloco econômico, até que os bancos de investimentos desfaçam as suas posições em títulos italianos novamente. 

Continua depois da publicidade

“Então, eles vão nos deixar cair como uma batata quente”, avalia. Grillo compartilha da mesma opinião da maioria da população italiana, que desaprova a condução da política econômica desde a entrada do país na zona do euro. O comediante e político ressaltou ainda que pode fazer um referendo online para decidir a questão, avaliando que há alguns assuntos que são ignorados pela Constituição nacional.

Críticas à zona do euro
Grillo critica ainda a condução da crise pelo atual primeiro-ministro, Mario Monti, ressaltando que ele foi um “administrador em nome dos bancos, gerando contrapartidas negativas para a população através de impostos mais altos”.

Entretanto, ele não se vê como um anti-europeu, ressaltando que o Velho Continente não tem o que temer. Ele pediu, contudo, por uma forte reversão da política da zona do euro e por mais democracia, criticando a atual condução do bloco.

“O que acontece com a Europa para que não tenhamos políticas de informação, fiscal e de imigração em comum? Por que só a Alemanha enriqueceu?”, questiona. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.