Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos no segundo turno, e Bolsonaro, 46%

As entrevistas foram feitas entre os dias 15 e 17 de outubro – portando, capturaram parcialmente os efeitos do primeiro debate presidencial no segundo turno

Marcos Mortari

Publicidade

A menos de duas semanas do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na dianteira da disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (17).

De acordo com o levantamento, Lula tem 50% das intenções de voto totais, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 43%. Na pesquisa anterior, divulgada uma semana atrás, o placar era de 51% a 42% a favor do ex-presidente.

Eleitores que indicam votar em branco ou anular o voto somam 5% dos entrevistados, ao passo que 2% não souberam ou optaram por não responder ao questionamento. Os patamares são os mesmos da última pesquisa.

Continua depois da publicidade

Considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo eleitores indecisos e indicações de voto em branco ou nulas), Lula teria 54%, e Bolsonaro, 46%. Na semana passada, o placar estava em 55% a 45% a favor do petista. As oscilações dos candidatos estão dentro da margem de erro estimada, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

O quadro indicado pela pesquisa representa um salto de 5,57 pontos percentuais para Lula e de 2,80 pontos percentuais para Bolsonaro em relação ao desempenho nas urnas no primeiro turno.

O Ipec realizou 3.008 entrevistas entre os dias 15 e 17 de outubro – portando, capturou parcialmente os efeitos do primeiro debate entre Lula e Bolsonaro no segundo turno, realizado por um pool de veículos de comunicação no último domingo (16).

Continua depois da publicidade

O índice de confiança da pesquisa é de 95% − o que significa que, se o levantamento tivesse sido feito mais de uma vez exatamente sob as mesmas condições e no mesmo período, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02707/2022.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.