Ipec: Lula mantém liderança com 50% dos votos totais no segundo turno; Bolsonaro tem 43%

Considerando apenas os votos válidos, Lula teria 54%, e Bolsonaro, 46%. São os mesmos patamares verificados pelo instituto na semana passada

Marcos Mortari

Publicidade

A menos de uma semana do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, não apresentam oscilações nos patamares de intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (24).

O levantamento, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, mostra que Lula tem 50% das intenções de votos totais. Já Bolsonaro aparece com 43%. Eleitores que dizem votar em branco ou nulo somam 5% dos entrevistados, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder. A margem de erro estimada pelo instituto é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo votos em branco, nulos e eleitores indecisos), Lula teria 54%, e Bolsonaro, 46%. Este é o recorte utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado da eleição. Os percentuais divulgados hoje pelo Ipec são os mesmos da semana passada, indicando uma cristalização das preferências do eleitorado.

Continua depois da publicidade

Como parte do trabalho de campo da pesquisa foi encerrado apenas nesta segunda-feira, é possível afirmar que os impactos do episódio do ataque a tiros do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) contra agentes da Polícia Federal e sua posterior prisão foram parcialmente capturados.

No entanto, será necessário acompanhar outros levantamentos, a serem divulgados nos próximos dias, para avaliar se o acontecimento influenciou a opinião pública de forma significativa. O tema tem sido abordado pelas candidaturas nesta reta final de campanha.

O Ipec entrevistou 3.008 pessoas em 183 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06043/2022.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.