Investimentos em infra-estrutura vão sair do papel em 2008, diz Lula

"Nós achamos que muitos investimentos estão para acontecer agora, entre fevereiro, março e abril", afirma presidente

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Otimista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (31) que as obras de infra-estrutura previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em 2008 vão contribuir para o crescimento do Brasil e exercer papel importante na geração de emprego.

“Nós achamos que muitos investimentos estão para acontecer agora, entre fevereiro, março e abril, e quase todas as obras vão começar a gerar emprego”, declarou Lula. Lançado em janeiro, o PAC deve liberar mais de R$ 500 bilhões até 2010 com o objetivo de destravar os gargalos em infra-estrutura do País.

Sair do papel

De acordo com o presidente, os projetos vão sair do papel já nas próximas semanas. Para analistas, entretanto, o governo terá que reavaliar alguns investimentos para reparar a perda de receita fruto da não aprovação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Aprenda a investir na bolsa

Mesmo assim, a projeção para 2008 é de forte crescimento nos recursos a serem aplicados em obras no País. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) estima um incremento de 14% nos investimentos, a maior taxa em dez anos.