Investigações passaram do limite e objetivo é colocar medo nas pessoas, diz Gilmar Mendes

"Qual é o objetivo? É colocar medo nas pessoas. É desacreditá-las. Aí as investigações devem ser questionadas", disse.

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Durante seminário realizado nesta segunda-feira (19), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, criticou o que ele chamou de “abusos” em investigações. Apesar de falar em “importante conquista” da Lava Jato, ele fez duras críticas a juízes e procuradores.

“Investigação sim, abuso não”, defendeu o ministro, durante seminário do Grupo de Líderes Empresariais em Pernambuco. “Expandiu-se demais a investigação, além dos limites. Abriu-se inquérito para investigar o que já estava explicado de plano. Qual é o objetivo? É colocar medo nas pessoas. É desacreditá-las. Aí as investigações devem ser questionadas”, disse.

Gilmar também comentou a investigação aberta contra os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Francisco Falcão e Marcelo Navarro, para apurar se eles foram nomeados em troca de uma atuação que pudesse obstruir o avanço da Lava Jato. “O objetivo é constrangê-lo. E constranger o tribunal e constranger a magistratura”, afirmou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o ministro, a corrupção se tornou “programa monotemático” para procuradores e promotores, sendo que as investigações começaram a abordar até situações de “mera irregularidade”. “Consciente ou inconscientemente, o que se passou a querer era mostrar que não havia salvação no sistema político”, disse Gilmar citando as doações por caixa 2, uma prática que ele já havia dito que não necessariamente pressupõe corrupção.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.