Investigações da Lava Jato devem aprofundar crise política em 2016, avalia Eurasia

Conforme destaca a consultoria, as prisões de Esteves, Delcídio e Bumlai tem ligações com setor de petróleo e sugerem novos riscos para a Petrobras

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Conforme destaca a consultoria de risco político Eurásia, em relatório, as detenções do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do presidente do BTG Pactual, André Esteves, validam a avaliação de que a Operação Lava Jato vai aprofundar a crise política em 2016, ainda mais se levada em conta a prisão na véspera de José Carlos Bumlai, empresário tido como próximo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Conforme destaca a consultoria, as prisões de Esteves, Delcídio e Bumlai tem ligações com setor de petróleo e sugerem novos riscos para a Petrobras.

Na frente política, o fato do líder do governo no Senado estar no centro da investigação e, além disso, também ser próximo ao ex-presidente, é bastante preocupante para o partido, para Dilma Rousseff e para Lula. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Eurasia reforça que o número de indivíduos próximos a Lula que podem assinar delações premiadas continua crescendo, com o potencial para implicar o ex-presidente aumentando. 

“Como vínhamos discutindo, a possibilidade de investigações que levam a Lula é um risco chave para Dilma Rousseff e fortalece a nossa avaliação de que o risco dela não terminar seu mandato continua a ser elevada, de 40%”, afirmam os analistas da consultoria. 

“Finalmente, o padrão de detenções de hoje não é coincidência. Depois que a STF (Supremo Tribunal Federal) fatiou a Operação Lava Jato e deixou no guarda-chuva de Sérgio Moro apenas investigações sobre a Petrobras, o juiz federal reorientou as suas investigações para a empresa”. 

Continua depois da publicidade

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações


Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.