Interpelação criminal do PT contra Aécio chega ao STF – Gilmar Mendes será o relator

PT protocolou ontem a ação contra o senador tucano por declarações de que ele teria perdido eleição para uma "organização criminosa"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A interpelação criminal protocolada pelo PT contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) e quem será o relator do processo é o ministro Gilmar Mendes. Ele também cuida, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da prestação de contas da presidente Dilma Rousseff.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, protocolou ontem uma interpelação criminal contra o tucano no STF por razão da declaração do tucano no último sábado em entrevista à GloboNews

Aécio afirmou na entrevista, divulgada no sábado que, “na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político, eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras e patrocinadas por esse grupo político que aí está.”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com informações da Agência Estado, a ação, movida pelo diretório do PT, é justificada sob argumentos de que é preciso deixar claro qual partido político que foi comparado a uma organização criminosa.

“Antes de tudo é preciso deixar claro que as declarações partiram do cidadão derrotado nas urnas, Aécio Neves da Cunha, eis que não cabe a um Senador da República realizar declarações possivelmente pejorativas como a presente declaração, mormente por não ser esta, evidentemente, uma atividade parlamentar.” E diz queo PT é “uma associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar pela democracia e pela justiça social”.

“É fundamental que o cidadão Aécio Neves esclareça o exato alcance de suas palavra, pois confirmando a grave acusação de que o PT é uma organização criminosa, em verdade, não é só o Partido dos Trabalhadores que estará sendo agredido, mas todo o sistema representativo e a própria democracia”, destacou a ação. 

Continua depois da publicidade

“A declaração precisa ser esclarecida, pois é preciso restar claro se o interpelado está auferindo ao Partido dos Trabalhadores a alcunha de ‘organização criminosa’. “Caso o interpelado tenha pretendido dizer que o PT é uma organização criminosa, a ofensa alcança os demais partidos da Coligação Com a Força do Povo (que Dilma disputou a reeleição), ou seja, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB?”, questiona a interpelação. 

(Com Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.