Internet: acesso das classes C e D altera o mundo digital

Sites de comunidades, como blogs, e-mails e álbum de fotos com livre acesso, tiveram navegação de cerca de 18,5 milhões de brasileiros

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – No primeiro trimestre de 2008, um total de 41,5 milhões de brasileiros acessaram a internet, de acordo com estudo do Ibope NetRatings. Esse foi o maior número registrado desde que a empresa iniciou a medição, em setembro de 2000.

O principal fator desse crescimento foi a penetração das classes C e D na rede, o que traduz as mudanças de configuração do mundo digital para atender essa crescente faixa de consumo.

Em sites relacionados a comunidades, como e-mails, blogs e álbum de fotos com livre acesso, cerca de 18,5 milhões navegaram em maio, segundo o levantamento. E, ainda, se forem incluídos fotologs, videologs e programas de mensagens instantâneas, há um acréscimo de 20,6 milhões de internautas no mês referido.

Continua depois da publicidade

Consumo de PC

“Se esse mercado virtual obedecer as tradicionais leis da oferta e procura, a tendência é que o seu crescimento seja proporcional ao da faixa de consumo”, informa Stephânia Sincatti, gerente de marketing do provedor Orolix.

Seguindo esse sentido, os dados atuais são promissores: 2,8 milhões de brasileiros adquiriram computador só no primeiro trimestre de 2008, segundo consultoria IDC. Ou seja, a cada três segundos, um PC foi vendido.

Atraindo o cliente

A gerente ainda acrescenta que, “se forem incluídos nesses números os usuários não identificados, que utilizam lanhouse, o principal local de acesso à internet no Brasil, observa-se um público heterogêneo transitando no meio on-line”.

Uma das principais conseqüências desse fenômeno é a transformação da rede em um meio de comunicação. É a abertura para as empresas que desejam oferecer benefícios em troca do fortalecimento de sua marca.

Enquanto correios eletrônicos, ringtones, wall papers, entre outros recursos para computadores e celulares, trabalharem a favor do relacionamento com os clientes, essas ferramentas de marketing continuarão atuando de encontro a democratização.

“Afinal, nessa disputa pela atenção do consumidor, mesmo que seja pelo desejo de a marca ser lembrada, ele torna-se visível e sai, pelo menos virtualmente, da margem da sociedade”, explica Stephânia Sincatti.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.