Copa acabou!

Instituto Sensus realizará nova pesquisa eleitoral a ser divulgada na próxima semana

Apesar de não haver perguntas diretas sobre a Copa do Mundo, levantamento será feito após o vexame da seleção brasileira no evento, o que pode indicar se houve efeitos sobre a candidatura de Dilma

SÃO PAULO – O instituto Sensus realizará nova pesquisa eleitoral a ser divulgada na próxima semana, conforme o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizado ontem. A pesquisa será feita entre os dias 12 e 15 de julho com 2 mil eleitores de cinco regiões em 24 estados e 136 municípios. 

A pesquisa foi registrada com o número de protocolo BR-00214/2014 e deverá ser divulgada na próxima terça-feira. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. 

Apesar de não haver perguntas diretas sobre a Copa do Mundo, como mostra o questionário, a pesquisa deve indicar o sentimento dos eleitores em relação ao evento. O último Datafolha apontou uma alta nas intenções de voto de Dilma em meio à boa organização da Copa. Contudo, o vexame protagonizado pelo Brasil na última terça-feira (8), quando sofreu uma derrota histórica por 7 a 1 contra a Alemanha nas semifinais, pode ter causado um impacto negativo em relação à avaliação positiva da presidente. 

PUBLICIDADE

“Alguns cientistas políticos acreditam que não afetará a popularidade da presidente, outros acreditam que afetará negativamente. Nossa visão desde o início era de que Brasil ganhando efeito era nulo, perdendo poderia atrapalhar o sentimento do eleitor, ainda mais da forma que ocorreu”, ressalta a XP Investimentos.