InfoMoney/UM BRASIL entrevista cientista político Vítor Oliveira; acompanhe

O programa InfoMoney/UM BRASIL recebe ao vivo, nesta quarta-feira, o cientista político e professor Vítor Oliveira, a partir das 10h30; acompanhe

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Quais são os limites do descompasso entre as decisões tomadas pela classe política e os interesses gerais da sociedade? Nas últimas semanas, os deputados avançaram nas discussões sobre o financiamento das campanhas para as próximas eleições e possíveis mudanças no sistema eleitoral, regras que podem começar a valer já no pleito de 2018 se aprovadas na Câmara e no Senado até o fim de setembro. Um fundo bilionário de recursos públicos avançou pela comissão especial, assim como a implementação do modelo de voto majoritário para deputados federais, estaduais e vereadores — o chamado “distritão”. Na prática, o conjunto de medidas é observado pelos especialistas como um esforço dos atuais mandatários em garantir a recondução aos cargos que ocupam, dificultando qualquer possibilidade de renovação, em um ambiente tumultuado por investigações, denúncias, condenações e um crescente descrédito da política perante à sociedade.

Em um momento em que as contas públicas apresentam um persistente desequilíbrio, com o desmoronamento das receitas mitigando qualquer efeito de cortes de despesas em áreas importantes, movimentos como a liberação de recursos para emendas parlamentares pelo presidente Michel Temer em troca de sua sobrevivência política sofrem ampla rejeição da população. No entanto, a despeito do que se viu alguns anos atrás, não há movimentações expressivas nas ruas. O que explica esse novo comportamento da sociedade? Os brasileiros perderam de vez a esperança na política?

Para analisar estas e outras questões que pairam sobre o País, o programa InfoMoney/UM BRASIL recebe o cientista político Vítor Oliveira, sócio-diretor da consultoria Pulso Público e professor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas. Participa também da entrevista Humberto Dantas, doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e pesquisador da FGV-SP.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Acompanhe o programa ao vivo a partir das 9h30 (horário de Brasília) pelo vídeo abaixo:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.