Indicados de Lula ao Cade tomam posse em evento recheado de autoridades do Judiciário e do Executivo

Um dos novos integrantes foi AGU no governo Bolsonaro, e sua entrada foi vista como um dos motivos para a visita em peso das autoridades

Estadão Conteúdo

Publicidade

A solenidade desta quarta-feira (7) para marcar o início do mandato dos quatro novos integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contou com uma mesa recheada de autoridades dos Poderes Judiciário e do Executivo. Sentaram à mesa, ao lado do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro:

A nova composição do Cade, que conta com 7 cadeiras, tem 4 indicados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os nomes foram aprovados pelo Senado Federal no fim do ano passado, após o órgão ter ficado sem quórum para realizar sessões.

Entre os novos conselheiros está José Levi Mello do Amaral, que foi advogado-geral da União no governo Jair Bolsonaro (PL) e que ocupava o cargo de secretário-geral da Presidência no TSE, comandado por Moraes, quando foi indicado ao Cade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sua entrada no conselho foi vista como um dos principais motivos para a visita em peso de autoridades na sessão de hoje, em sinal de prestígio do ex-AGU. Mas a avaliação de pessoas que acompanham os trabalhos do órgão antitruste é de que há também uma percepção de ganho de relevância dos julgamentos do conselho, que têm sido acompanhados mais de perto pelo STF e pelo meio político.

Além de Levi, os outros novos conselheiros escolhidos por Lula são:

Moraes e Toffoli não falaram na cerimônia. Gonet fez um breve discurso, e a fala mais longa foi do presidente do Cade, que enalteceu a instituição e desejou sorte aos novos integrantes. “Arrisco dizer que essa será uma das melhores formações que o Cade terá”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.