Indicação de Eduardo Bolsonaro para Embaixada nos EUA seria nepotismo, diz consultoria do Senado

Parecer afirma que a função de embaixador do Brasil nos Estados Unidos é um cargo comissionado comum e não político; além disso, o documento é baseado em uma súmula do Supremo de 2008, na qual é vedado o nepotismo neste tipo de cargo.

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO, 18 AGO (ANSA) – A Consultoria Legislativa do Senado afirmou neste sábado (17) que a possível indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para ser embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, seria nepotismo.

De acordo com o jornal “O Globo”, o parecer afirma que a função de embaixador do Brasil nos Estados Unidos é um cargo comissionado comum e não político; além disso, o documento é baseado em uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2008, na qual é vedado o nepotismo neste tipo de cargo.

“A proibição se estende a parentes até o terceiro grau, o que, obviamente, inclui filhos da autoridade nomeante, cujo vínculo de parentesco é o mais próximo possível”, informou o documento, que foi assinado pelos consultores Renato Rezende e Tarciso Jardim.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O governo Bolsonaro já submeteu aos Estados Unidos a indicação de Eduardo, que também precisará passar por sabatina no Senado. O deputado federal tem 35 anos recém-completados – idade mínima para ser embaixador – e nenhuma experiência diplomática.

Eduardo, no entanto, usa como argumentos em favor de sua indicação os fatos de ser presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e de ter feito intercâmbio nos EUA.

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.