Imperador japonês Akihito comemora 20 anos de coroação

Em celebração com 50 mil pessoas em Tóquio, Akihito expressou desejos de paz, saúde e felicidade ao povo do Japão

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Milhares de japoneses comemoram, nesta quinta-feira (12), o vigésimo aniversário da coroação do imperador Akihito.

Na cerimônia oficial, realizada no Teatro Nacional de Tóquio, o primeiro-ministro Yukio Hatoyama esteve presente para prestar sua homenagem. Marcaram presença, aproximadamente, 50 mil pessoas.

O monarca de 75 anos se tornou imperador em 7 de janeiro de 1989, após a morte de seu pai Hirohito. Após um período de luto, Akihito foi oficialmente coroado o 125º imperador, em 12 de novembro de 1990 no Palácio Imperial de Tóquio. Akihito foi o primeiro imperador japonês não considerado divino.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Símbolo do país

Seu pai, polêmico por seu papel na Segunda Guerra Mundial, renunciou à divindade de imperador no dia 1º de janeiro de 1946. A constituição pós-guerra retirou os poderes políticos do imperador e limitou seu papel a um simples símbolo da unidade da nação.

Segundo o site Japan Today, em sua entrevista a jornalistas, Akihito disse estar preocupado com algumas dificuldades que a população está vivendo hoje, o bem-estar dos japoneses em um momento de severas condições econômicas. “Gostaria de ver uma sociedade onde todos ajudam uns aos outros. Estou feliz em poder expressar meus desejos de paz e segurança do Japão e de saúde e felicidade para o povo japonês”, disse o imperador.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.