Idade mínima de eleitores deve ser reduzida

Partidos governista e da oposição se unem para estabelecer proposta que reduziria em dois anos idade para votar; medida vai passar por referendo

Ana Paula Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O Partido Liberal Democrático, do governo, e o Partido Democrático do Japão, de oposição, concordaram em abrir o diálogo para reduzir a idade mínima do eleitor para 18 anos, a partir da realização de um referendo nacional que estipularia regras para mudar a Constituição, informou o secretário-geral oposicionista, Yukio Hatoyama.

Lei atual

De acordo com a lei eleitoral em vigor, os japoneses só poderiam votar quando completassem 20 anos de idade. Os membros do comitê formado pelos partidos concordaram em manter essa idade durante um período de transição, proposta que era esperada nos últimos três anos.

A nova medida será submetida à aprovação popular.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, a mudança, que mudará a constituição do país, não deve acontecer antes de 2009.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ana Paula Ribeiro

Jornalista colaboradora do InfoMoney