Ibope: reprovação à política de impostos do governo cai para 52%

Por outro lado, percepção dos brasileiros sobre as políticas de saúde e segurança pública piorou, segundo dados do Ibope

Publicidade

SÃO PAULO – Considerado um dos pontos mais negativos do governo Lula, a política de impostos ainda é vista com desaprovação pela maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pela CNI-Ibope, 52% deles não veem com bons olhos a atuação do Governo no que diz respeito aos impostos.

No entanto, em relação há três meses, o índice de desaprovação da política na área caiu 2 pontos percentuais, já que em março estava em 54%. Já a aprovação aumentou três pontos percentuais no período, passando de 37% para 41%.

Mesmo com um aumento na aprovação, os impostos seguem como uma das áreas mais criticadas pela população. A diferença entre aprovação e desaprovação é de 11 pontos percentuais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já as áreas de segurança pública e saúde registraram piora na avaliação. Segundo o levantamento, 55% desaprovam a primeira área e 53% a segunda. Em relação à última pesquisa, os índices de desaprovação das duas áreas subiu, já que estavam em 52% e 51%, nesta ordem, enquanto a aprovação caiu de 44% para 41% em segurança pública e de 47% para 44% em saúde.

Direto no bolso
A percepção dos brasileiros quanto ao combate à inflação, outro item avaliado pelo estudo, melhorou. De março para junho, o percentual de aprovação subiu de 55% para 57%, enquanto a desaprovação caiu de 38% para 36%.

A diferença entre os índices de aprovação e desaprovação registradas em junho, de 21 pontos percentuais, é a maior desde o início da série histórica, em março de 2006.

Continua depois da publicidade

Já em relação ao combate à taxa de juros, o governo Lula manteve-se praticamente estável, caindo um ponto percentual, de 46% para 45%. Já a desaprovação subiu de 44% para 45% em três meses.

A melhora na avaliação dos brasileiros às políticas de combate ao desemprego vem crescendo ininterruptamente. A aprovação passou para 62%. Já a desaprovação diminuiu para 35%.

Outros elementos
Entre os outros itens avaliados, as políticas em relação ao meio ambiente caíram para 57%, ao passo que a desaprovação subiu de 34% para 36%.

Continua depois da publicidade

A aprovação das políticas de educação, por sua vez, caiu de 62% para 56%, sendo que a desaprovação subiu de 36% para 41%.

O combate à fome e pobreza também apresentou certa piora na avaliação, sendo que a aprovação caiu de 69% para 67% entre março e junho e a desaprovação cresceu de 28% para 30%. Mesmo assim, diz o instituto, “se mantém como a ação de maior aprovação entre os itens avaliados”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.