Ibope e Datafolha revelam empate técnico, mas com Aécio à frente de Dilma

Ambas pesquisas mostram o tucano com 46% das intenções, enquanto a atual presidente aparece com 44%

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – As primeiras pesquisas Ibope e Datafolha sobre a corrida eleitoral do segundo turno foram divulgadas nesta quinta-feira (9) e mostraram o mesmo cenário, com Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente de Dilma Rousseff (PT), mas empatado tecnicamente. As duas pesquisas mostraram o tucano com 46% das intenções, contra 44% da petista, com uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

Considerando apenas os votos válidos – excluindo votos em branco e nulos – Aécio aparece com 51% dos votos, ante 49% da atual presidente, o que ainda representa um empate técnico entre eles. Na pesquisa Ibope 4% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto outros 6% afirmaram votar em branco ou nulo. Já no levantamento do Datafolha, 6% estão indecisos e 4% vão votar branco ou anular o voto.

O Datafolha realizou também uma avaliação do governo Dilma e revelou uma estabilidade para a presidente. No levantamento, 39% das pessoas julgam o atual governo como ótimo ou bom, o mesmo patamar das duas últimas pesquisas. 38% dos eleitores avaliam o governo como regular, enquanto outros 22% dizem que o governo é ruim ou péssimo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O Ibope mostrou uma taxa de rejeição maior para Dilma, com 41% dos entrevistados afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Outros 33% disseram que não votariam em Aécio de maneira alguma, enquanto 18% afirmam que podem votar em qualquer um dos dois candidatos. Além disso, a pesquisa mostra que 49% dos entrevistados acreditam que Dilma irá vencer, enquanto 40% acham que o tucano será eleito.

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios entre ontem e hoje e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Já o Ibope ouviu 3.010 eleitores entre terça-feira (7) e ontem, também com nível de confiança de 95%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.