Ibope e Datafolha mostram Dilma com 40%; Marina e Aécio estão empatados

Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 47% das intenções, mostra o Ibope; no Datafolha, a petista venceria tanto Aécio quanto Marina por 48% a 41% no segundo turno

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Duas novas pesquisas eleitorais foram divulgadas no fim da tarde desta quinta-feira (3). Levantamento feito pelo Ibope mostrou um aumento da vantagem de Dilma Rousseff (PT) que subiu de 39% para 40% das intenções de voto. Enquanto isso, Marina Silva (PSB) caiu de 25% para 24% e Aécio Neves (PSDB) manteve os 19%. Porém, considerando apenas os votos válidos – sem brancos e nulos – a petista tem 47% dos votos, contra 28% da pessebista e 22% do tucano.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina não há mais empate técnico, com a petista abrindo 7 pontos de vantagem. Em uma disputa entre as duas, a petista venceria com 43% dos vontos, contra 36% de Marina. Já em um segundo turno contra Aécio, Dilma venceria por 46% a 33%.

Considerando apenas a região Nordeste, Dilma agora tem 54% das intenções, seguida por Marina com 24% e Aécio, com 7%. Já no Sudeste, região que concentra aproximadamente 40% dos eleitores, a atual presidente passou de 30% para 32% e não está mais empatada com Marina, que agora tem 25%. Nesta região, Aécio manteve os 23%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Datafolha
Enquanto isso, o Datafolha mostrou Dilma liderando com os mesmos 40% dos votos. Porém, diferente do Ibope, neste levantamento Aécio e Marina estão empatados tecnicamente, com 21% e 24% das intenções, respectivamente – lembrando que a candidata do PSB já chegou a ter uma vantagem de 20 pontos sobre o tucano.

Juntos, Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% das intenções de voto cada um, enquanto outros candidatos somam 4%. Brancos totalizam 5%, enquanto outros 5% votariam nulo.

Considerando somente os votos válidos, a petista tem 45%, contra 27% de Marina e 24% de Aécio. Em um eventual segundo turno, Dilma venceria tanto Marina quanto Aécio, com mesmo resultado: 48% a 41%.

Continua depois da publicidade

O Datafolha ouviu 12.022 eleitores em 433 municípios por encomenda da Folha em parceria com a TV Globo, sendo que os eleitores foram ouvidos entre ontem e hoje. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, já que em 100 levantamentos com os mesmos métodos, os resultados estão dentro da margem de erro em 95% das ocasiões. O registro da pesquisa no TSE (tribunal Superior Eleitoral) é BR-00933/2014.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.