Ibope: Dilma oscila um ponto para baixo e tem 53% e Aécio, 47% dos votos válidos

Dilma oscilou um ponto para baixo e Aécio, oscilou um ponto para cima; se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Dilma possui 49% dos votos e Aécio, 43%

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A pesquisa Ibope revelada neste sábado mostrou Dilma Rousseff com 53% dos votos válidos, ante 47% dos votos válidos de Aécio Neves, com a petista à frente do tucano fora da margem de erro. Em relação a última pesquisa, Dilma caiu um ponto e Aécio, subiu 1 ponto percentual. O levantamento foi contratado pelo Estado de S. Paulo e pela Rede Globo.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, Dilma possui 49% dos votos e Aécio, 43%. Brancos e nulos são 5% e não sabe ou não respondeu são 3%.

Por região, Dilma lidera com folga no Nordeste, com 68% dos votos ante 27% do tucano e Aécio lidera no Sudeste, com 50% a 39%. Há empate técnico no Norte e Centro Oeste, com 48% de Dilma e 45% de Aécio e no Sul, com a petista tendo 43% e o tucano, 47%. Já a avaliação do governo Dilma não mudou: as taxas dos que consideram o governo ótimo ou bom seguiu em 45% e os que qualificam em ruim ou péssimo são 23%. Outros 30% acham regular. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o Ibope, a pesquisa mostra uma interrupção do crescimento de Dilma mas, como é um ponto isolado na curva, não é possível dizer se a diferença indica uma reversão da tendência a favor de Aécio ou se é uma oscilação estatística. Mas há a hipótese de que parte dos eleitores descontentes que iriam anular o voto optaram por votar no tucano. 

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios nos dias 24 e 25 de outubro e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01195/2014.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.