Ibope: Dilma avança e abre 4 pontos sobre Marina no 2º turno

No primeiro turno, a vantagem da petista agora é de 14 pontos contra Marina Silva, enquanto Aécio Neves permaneceu com 19%, mas "embolou" a disputa pelo segundo lugar

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (30) mostrou um aumento da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre os outros candidatos no primeiro turno. Agora, a petista subiu para 39% das intenções e agora tem 14 pontos sobre Marina Silva (PSB), que ficou com 25% dos votos. Aécio Neves manteve os mesmos 19%.

O Pastor Everaldo (PSC) foi o único dos “nanicos” que atingiu 1% dos votos, enquanto os outros, somados, atingiram o percentual de 2%. Brancos e nulos ficaram em 7%, assim como o percentual de eleitores que não responderam ou disseram não saber em quem votar. 

Em um eventual segundo turno, Dilma subiu de 41% para 42% em uma disputa contra Marina Silva, que recuou de 41% para 38%. Apesar da vantagem numérica, a candidata petista está empatada com a pessebista, já que, considerando a margem de erro, no pior cenário para Dilma e no melhor para Marina elas ficariam empatadas com 40%. Já em um cenário da petista contra Aécio, a atual presidente venceria com 45%, contra 35% do tucano.

Continua depois da publicidade

Importante destacar o movimento de queda da candidata do PSB na série de pesquisas Ibope. Desde o início de setembro foram feitos cinco levantamentos e em todos ela recuou, perdendo 8 pontos no mês, o que representa um quinto de seu eleitorado. Neste período, Dilma oscilou na margem de erro, entre 37% e 39%, enquanto Aécio subiu de 14% das intenções para 19%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95% e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00909/2014.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.