Ibope confirma pesquisas anteriores e aponta a vitória de Lula já no 1º turno

Se as eleições fossem hoje, o petista teria 63% dos votos válidos e Geraldo Alckmin, candidato do PSBD, 25%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Confirmando os dados divulgados recentemente por pesquisas de opinião realizadas por uma série de instituições, a primeira pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo sobre a eleição presidencial de outubro apontou a vitória de Lula já no primeiro turno.

Se as eleições fossem hoje, o petista teria 63% dos votos válidos e Geraldo Alckmin, candidato do PSBD, 25%. Esta análise não considera os votos brancos e nulos, nem os candidatos do PSDB.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 28 e 31 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Popular entre eleitores com menor escolaridade

Além de ter maior popularidade entre os homens, Lula tem maior prestígio entre os eleitores com menor escolaridade. Dos eleitores do sexo masculino que participaram da pesquisa, 53% disseram que vão votar no petista contra 44% das mulheres.

Entre os eleitores que tem até a quarta série do ensino fundamental, 56% disseram que vão voltar em Lula e 14% em Alckmin. No caso dos eleitores com nível superior, 34% vão votar em Alckmin e 28% em Lula.

Líder absoluto no nordeste

É interessante citar ainda que no nordeste Lula tem preferência esmagadora. A pesquisa apontou que 68% dos nordestinos declararam que vão votar no ex-metalúrgico, enquanto apenas 9% demonstraram a intenção de votar no candidato tucano.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, apesar da menor diferença registrada no Sul e no Sudeste, Lula vence Alckmin em todas as regiões brasileiras.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.