Ibope: Aécio sobe 5 pontos e passa Marina a um dia da eleição; Dilma se mantém com 40%

Mais informações em breve

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Assim como mostrou a pesquisa CNT/MDA e Datafolha, o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, conseguiu arrancar na reta final e alcançou a rival Marina Silva (PSB) na disputa por uma vaga no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, conforme mostrou neste sábado a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, que entrevistou 3.010 eleitores.

A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, mostrou Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno, mantendo a mesma posição do levantamento anterior, de 2 de outubro. Aécio cresceu de 19% para 24%, enquanto Marina recuou de 24% para 21%. Persiste, porém, a situação de empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre outros candidatos, Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) ficaram, cada um, com 1% da intenção de votos. Os votos brancos e nulos caíram de 8% para 7%, enquanto o percentual dos que não sabem ou não responderam recuou de 7% para 5%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Dilma chega à véspera da votação com 46% dos votos válidos, tendo oscilado um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. O universo dos votos válidos, utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para divulgar seus resultados oficiais, exclui os brancos e nulos. Considerando os votos totais, Dilma tem 40%, Aécio, 24%, e Marina, 21%. 

Em caso de segundo turno, Dilma venceria pelo mesmo placar contra qualquer adversário: 45% a 37%.

O nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.