Ibope: 54% dos brasileiros desaprovam política de impostos do Governo

Por outro lado, a percepção dos brasileiros sobre as políticas de saúde e segurança pública melhorou, constata Ibope

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Considerado um dos pontos mais negativos do Governo Lula, a política de impostos ainda é vista com desaprovação pelos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pela CNI-Ibope, 54% deles não vêem com bons olhos a atuação do Governo no que diz respeito aos impostos.

Em relação há três meses, o índice de desaprovação da política na área permaneceu praticamente estável, já que em dezembro ele estava em 55%. A aprovação também apresentou uma queda um pouco maior entre os dois períodos, passando de 39% para 37%.

Mesmo com as leves quedas registradas pela pesquisa, os impostos seguem como uma das áreas mais criticadas pela população. O saldo negativo, a diferença entre aprovação e desaprovação, é de 17 pontos percentuais.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já as áreas de segurança pública e saúde estão melhor avaliadas pela população. Segundo o levantamento, 52% desaprovam a primeira área e 51% a segunda. Em relação à última pesquisa, os índices de desaprovação das duas áreas caiu, já que estavam em 59% e 57%, nesta ordem, enquanto a aprovação subiu de 38% para 44% em segurança pública e de 41% para 47% em saúde.

Direto no bolso
A percepção dos brasileiros quanto ao combate à inflação, outro item avaliado pelo estudo, melhorou. Em março, o percentual de aprovação permaneceu estável em 55%, enquanto a desaprovação caiu de 40% para 38%.

A diferença entre os índices de aprovação e desaprovação registrada em março, de 17 pontos percentuais, é a maior desde o início da série, em março de 2006.

Continua depois da publicidade

Já em relação ao combate à taxa de juros, o Governo Lula obteve o mesmo índice de aprovação da pesquisa anterior, de 46%. Já a desaprovação caiu de 46% para 44% em três meses. É a primeira vez desde março de 2006 que a diferença entre os dois índices desse quesito fica positivo.

A aprovação dos brasileiros das políticas de combate ao desemprego vem crescendo ininterruptamente. A aprovação passou para 60%, mesmo percentual registrado antes da crise internacional. Já a desaprovação diminuiu para 37%.

Outros elementos
Entre os outros itens avaliados, as políticas em relação ao meio ambiente registraram o mesmo índice anterior de aprovação, de 58%, ao passo que a desaprovação caiu para de 37% para 34%.

A aprovação das políticas de educação, por sua vez, subiu de 54% para 62%, sendo que a desaprovação caiu de 43% para 36%.

O combate à fome e pobreza também foi melhor avaliado pelos brasileiros, com a aprovação passando de 60% para 69% entre dezembro e março, e a desaprovação caindo de 37% para 28%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.