Pedido de Mercadante

IBGE nega pedido de Mercadante e não vai revisar dados na Pnad referente a 2013

Na quinta-feira, 6, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que o MDS pediu em ofício ao IBGE que a amostra da Pnad fosse analisada com mais "profundidade"

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou ter recebido um pedido de esclarecimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a respeito da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2013. Os dados da pesquisa foram usados em uma análise do Instituto de Economia Aplicada (Ipea), que mostra um aumento na fatia de brasileiros que vivem na extrema pobreza. Segundo o IBGE, os esclarecimentos já foram prestados ao Ministério, mas não há nenhuma intenção de revisão de dados da pesquisa.

O instituto declarou ter obrigação de responder a todos os questionamentos recebidos acerca de sua produção, como parte de uma política de transparência. Na quinta-feira, 6, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que o MDS pediu em ofício ao IBGE que a amostra da Pnad fosse analisada com mais “profundidade”. De acordo com Mercadante, o governo estaria fazendo uma “advertência” ao instituto.

Em nota, o IBGE informou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que os métodos para os cálculos com a variável renda devem considerar possíveis flutuações anuais provenientes da amostra. Segundo o órgão, a Pnad 2013 manteve a metodologia de coleta como planejada e seus resultados não serão revisados.

Aprenda a investir na bolsa