Ibama aprova teste da Petrobras em processo por licença para explorar Foz do Amazonas

Aprovação indica que plano "atendeu aos requisitos técnicos exigidos" e está apto para a realização de vistorias e simulações de resgate de animais

Reuters

Casa na beira de rios perto da Foz do Amazonas, no Amapá
31/03/2017
REUTERS/Ricardo Moraes
Casa na beira de rios perto da Foz do Amazonas, no Amapá 31/03/2017 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicidade

O Ibama aprovou nesta segunda-feira (19) plano apresentado pela Petrobras (PETR3; PETR4) para realização de vistorias e simulação de resgate de animais na Bacia da Foz do Amazonas, dentro do processo de busca da estatal por uma licença para explorar a região.

A aprovação indica que o plano “atendeu aos requisitos técnicos exigidos e está apto para a próxima etapa: a realização de vistorias e simulações de resgate de animais da fauna oleada, que testarão, na prática, a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo”, disse o órgão em nota.

O Ibama reforçou no comunicado que a aprovação conceitual do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) representa o cumprimento de uma etapa no processo de licenciamento ambiental, mas não configura a concessão de licença para o início da realização da perfuração exploratória.

“A continuidade do processo de licenciamento dependerá da verificação, em campo, da viabilidade operacional do Plano de Emergência Individual”, afirmou o órgão ambiental.