Horário de verão este ano começa no dia 5 de novembro, informa ministério

Em 2005, novo horário começou em 16 de outubro. Adiamento busca preservar as urnas eletrônicas no segunto turno

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As eleições adiaram o início do horário de verão este ano. De acordo com publicação no Diário Oficial da União da última quarta-feira (04), o relógio precisará ser adiantado em uma hora a partir da 0h do dia 5 de novembro. No dia 25 de fevereiro de 2007, os ponteiros voltam ao normal também à meia noite.

No ano passado, o horário de verão começou em 16 de outubro e terminou em 18 de fevereiro. Segundo Silas Rondeau, ministro das Minas e Energia, a mudança evitará problemas operacionais no sistema de informática das urnas eletrônicas usadas na votação do segundo turno, que acontece no dia 29 de outubro.

Economia de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que o principal objetivo do horário de verão é a redução do gasto de energia, uma vez que a luz natural ao entardecer é mais intensa em algumas regiões do Brasil durante esta época do ano.

Aprenda a investir na bolsa

Só no ano passado, segundo o ministério, o horário de verão foi responsável pela economia equivalente ao abastecimento de uma cidade com 4,5 milhões de habitantes nos horários de pico, das 18h às 22h.