Horário de verão este ano começa no dia 5 de novembro, informa ministério

Em 2005, novo horário começou em 16 de outubro. Adiamento busca preservar as urnas eletrônicas no segunto turno

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As eleições adiaram o início do horário de verão este ano. De acordo com publicação no Diário Oficial da União da última quarta-feira (04), o relógio precisará ser adiantado em uma hora a partir da 0h do dia 5 de novembro. No dia 25 de fevereiro de 2007, os ponteiros voltam ao normal também à meia noite.

No ano passado, o horário de verão começou em 16 de outubro e terminou em 18 de fevereiro. Segundo Silas Rondeau, ministro das Minas e Energia, a mudança evitará problemas operacionais no sistema de informática das urnas eletrônicas usadas na votação do segundo turno, que acontece no dia 29 de outubro.

Economia de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que o principal objetivo do horário de verão é a redução do gasto de energia, uma vez que a luz natural ao entardecer é mais intensa em algumas regiões do Brasil durante esta época do ano.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Só no ano passado, segundo o ministério, o horário de verão foi responsável pela economia equivalente ao abastecimento de uma cidade com 4,5 milhões de habitantes nos horários de pico, das 18h às 22h.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.