EUA

“Homem polêmica”: Donald Trump imita jornalista com deficiência e sofre duras críticas

O New York Times veio a público defender o seu colaborador e considerou o gesto como uma ofensa ao próprio jornal

SÃO PAULO – Donald Trump não se cansa de ser polêmico. O megaempresário voltou a chamar atenção da mídia nesta quinta-feira (26) após fazer uma imitação do jornalista Serge Kovaleski, do New York Times, que sofre de artogripose, uma doença congênita que se caracteriza por contraturas das articulações.

O pré-candidato a uma vaga para disputar a presidência dos Estados Unidos pelo partido republicano fez a tal imitação durante um evento público onde ele criticou um artigo de Kovaleski de 2001, quando ele escrevia para o Washington Post. Na publicação, o jornalista falava sobre os ataques de 11 de setembro e afirmava ter visto diversos muçulmanos comemorando a queda das Torres Gêmeas.

“O pobre rapaz. Você tem que ver esse cara”, disse Trump antes de começar a agitar os braços em volta com as mãos, supostamente imitando o jornalista. Após o episódio, o jornalista lamentou, mas disse não estar surpreso. “A parte triste desta história é que não me afetou nem me surpreende que Donald Trump fizesse algo tão baixo, dado o seu histórico” disse Kovaleski.

PUBLICIDADE

O New York Times veio a público defender o seu colaborador e considerou o gesto como uma ofensa ao próprio jornal. “Consideramos repugnante que ele [Donald Trump] tenha ridicularizado a aparência de um dos nossos repórteres”, disse um assessor à CNN.

A imitação foi muito criticada nas redes sociais, e alguns usuários deram início a uma petição pedindo para que Trump se desculpasse publicamente. Confira o vídeo abaixo: