Haddad: quem tem de decidir sobre dividendos é Petrobras, mas está bem encaminhado

Segundo ministro, Lula tem tido acesso a dados sobre o caixa da estatal, para que possa ter "tranquilidade" de que o plano de investimento não será prejudicado pelo financeiro

Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), durante reunião com líderes partidários do Senado Federal (Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta segunda-feira (8), que cabe à Petrobras a decisão de distribuir ou não os dividendos extraordinários aos acionistas.

Haddad ponderou, no entanto, que o tema está bem encaminhado e que a empresa está “robusta”. Os dados sobre o caixa da estatal têm sido levados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo ele.

“Temos levado muitas informações para o presidente sobre a situação do caixa da Petrobras para que ele Lula possa ter tranquilidade [de] que o plano de investimento não vai ser prejudicado pelo financeiro”, disse o ministro.

Continua depois da publicidade

Haddad afirmou que essas informações vão dar segurança para que a diretoria da Petrobras possa tomar uma decisão sobre os dividendos.

De acordo com o ministro, os números da empresa estão consistentes e há capacidade para realizar um plano de investimento eficiente.

Ele repetiu que a estatal estava sendo “dilapidada”, em referência ao governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), e disse que é um desafio retomar a agenda de investimentos da companhia.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre um calendário para definição da distribuição de dividendos, Haddad disse que cabe à empresa, mas relembrou que está prevista uma reunião do Conselho para este mês.