Haddad fará apresentação a Lula sobre dívida de estados, diz Tarcísio

Governador de SP se reuniu com o ministro da Fazenda, em Brasília, e disse que apresentação deverá resultar em projeto de lei sobre o tema

Estadão Conteúdo

Governador de SP, Tarcísio de Freitas participa do evento 'Fórum Político', realizado pela XP Investimentos em São Paulo (Thiago Viana)

Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (13) que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se comprometeu a fazer uma apresentação sobre a dívida dos estados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na semana que vem. O governador conversou com a imprensa após se reunir com o ministro, na Fazenda.

Tarcísio disse que a apresentação deverá resultar em um projeto de lei complementar (PLP) sobre o tema. “A partir do ‘ok’ do aval do presidente, ele [Haddad] chamaria os estados então para conversar, para tentar fazer o acordo”, disse o governador. “Ajustar o que tem que ajustar, em um período de 60 dias, e após isso fazer o envio, ainda no primeiro semestre, de um projeto de complementar ao Congresso”.

O político também disse que o governo federal tem sensibilidade em relação ao tema e defendeu também uma resolução sobre a questão do indexador da dívida. “A gente precisa de uma solução porque, da maneira como a dívida está indexada hoje, a gente vai ter um estoque crescente, um estoque que não vai acompanhar nem o crescimento da economia, nem o crescimento da arrecadação. Então é uma dívida que se torna impagável”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL) afirmou que São Paulo tem capacidade de pagar a dívida, mas a situação de endividamento dos estados é grave. Disse também que os estados precisam ter capacidade de fazer investimentos. “A quantidade de investimentos realizados pelos estados vem caindo ano a ano, e eu tenho certeza que a gente pode ter um ganha-ganha”, afirmou Tarcísio, “sem prejudicar o fiscal”. “Ter uma condição de potencializar os investimentos realizados pelos estados. Isso vai ajudar a economia, o crescimento como um todo.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.