Haddad fala em “encontro mágico” com Legislativo para aprovar “reforma das reformas”

Ministro da Fazenda fez reverência à Câmara dos Deputados e ao Senado pela parceria com o governo na aprovação da reforma tributária

Fábio Matos

Fernando Haddad, ministro da Fazenda (Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), fez uma série de elogios ao Congresso Nacional ao destacar a aprovação da reforma tributária, no fim do ano passado, principal pauta da agenda econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até aqui.

O chefe da equipe econômica foi um dos participantes da abertura do seminário “Descarbonização: os desafios para a mobilidade de baixo carbono no Brasil”, promovido pela Esfera Brasil – grupo que reúne empresários de diversos setores da economia brasileira – e o MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil), nesta terça-feira (19), em Brasília.

“Desde o primeiro dia do ano passado, quando começa este governo, a agenda do Ministério da Fazenda tem sido a de abrir várias frentes estratégicas concomitantes endereçadas ao Congresso Nacional, que tem recebido com muita generosidade as nossas propostas”, elogiou Haddad.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ministro da Fazenda classificou a reforma tributária, aprovada em dezembro de 2023 e que ainda precisa de regulamentação, como a “reforma das reformas”.

“A vinda do Bernard Appy [secretário extraordinário da Reforma Tributária] para o governo propiciou um encontro mágico entre o Legislativo e o Executivo, que trabalharam durante todo o ano para promulgar uma emenda constitucional aguardada há 40 anos. Desde os meus tempos de faculdade de Direito, eu ouço falar da necessidade de uma reforma tributária no Brasil”, disse Haddad.

“A partir do mês que vem, devemos mandar a lei complementar regulamentando a reforma constitucional. Em 2026, começa a transição, que vai até 2032. Todo cuidado com essa transição é necessário para que nós possamos concluí-la com êxito”, complementou o ministro.

Continua depois da publicidade

Em seu discurso na abertura do evento, Haddad também ressaltou os esforços do governo em torno da agenda fiscal, “colocando princípios necessários para anteciparmos os resultados previstos na própria reforma”. “Não podemos esperar até 2032 para colocar ordem nas contas públicas tão desarrumadas”, explicou.

Além de Fernando Haddad, participam do evento promovido pela Esfera Brasil nomes como o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT); o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB); e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

Também estão no seminário o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua depois da publicidade

Leia também:

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.