Haddad elogia atuação “impecável” de Barreirinhas nas entregas da Receita Federal

Declaração foi dada durante lançamento do Programa Confia, que fortalece sistema de diálogo entre empresas e o Fisco

Caio César

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante evento da Receita Federal sobre o Programa Confia. Foto: Reprodução/ Receita Federal
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante evento da Receita Federal sobre o Programa Confia. Foto: Reprodução/ Receita Federal

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou a atuação “impecável” do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmando que o colega “só traz boas notícias”. Segundo o ministro, a Receita enfrentou diversos desafios e pautou temas importantes, mantendo a excelência nas entregas.

A declaração ocorreu nesta terça-feira (9), durante o evento de lançamento do Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal da Receita Federal, o Confia.

Haddad destacou feitos da Receita, que também contribuiu para a justiça tributária, com a taxação dos mais ricos por meio da tributação de fundos fechados, offshores e a distinção entre custeio e investimento para benefício fiscal — as subvenções fiscais do ICMS.

Continua depois da publicidade

O ministro mencionou ainda a participação da Receita no projeto do devedor contumaz, que deve ser votado no Congresso Nacional nesta terça-feira. “Essa nova lei complementar vai abrir um espaço seguro”, ressaltou Haddad sobre o projeto.

Outro ponto comemorado pelo ministro foi o avanço da Receita Federal no combate aos insumos e escoamentos do crime organizado, realizado em operações conjuntas com a Polícia Federal e órgãos federais.

Entre os feitos estão as operações que conseguiram restringir práticas ilícitas e contrabandos no mercado de fumos, bebidas alcoólicas e adulteração de combustíveis.

“Se fizermos um apanhado do que foi feito desde 2023, em apenas três anos, o que Barreirinhas e a equipe da Receita estão entregando é algo, na minha opinião, sem precedentes”, disse.

Lançamento do Confia

A Receita Federal lançou, nesta terça-feira (9), o programa de Conformidade Cooperativa Fiscal, apelidado de Confia. O programa aplica o conceito de gerenciamento de riscos e análise de comportamento, em conjunto com o histórico de conformidade e a estrutura de controle fiscal dos contribuintes, o que permite que a Administração Tributária se relacione de maneira mais eficaz e eficiente com o contribuinte.

O programa permitirá a adesão voluntária de empresas para manter diálogo com o Fisco, formando um modelo de relacionamento cooperativo entre o Fisco e grandes contribuintes. A ideia é reforçar a política de conformidade tributária.

Continua depois da publicidade