Publicidade
A saída de Fernando Haddad do Ministério da Fazenda, esperada ainda para o mês de janeiro, é vista como um movimento sensível para o PT e para o projeto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
A avaliação foi apresentada no primeiro programa do Mapa de Risco, novo programa semanal de política do InfoMoney, ao analisar os impactos políticos e eleitorais de uma eventual mudança na Fazenda. O programa de estreia foi ao ar nesta sexta-feira (16) e conta com a presença dos analistas de política da XP, Paulo Gama e Bárbara Baião.
Segundo os especialistas, Haddad é considerado uma peça central dentro do PT, tanto pela sua atuação na condução da política econômica quanto pelo peso político que carrega no tabuleiro eleitoral. Para eles, o partido dificilmente abriria mão de sua presença nas eleições, seja como colaborador direto da campanha presidencial de Lula, seja como potencial candidato em São Paulo.
Feito para você!
“O Haddad é uma peça muito valiosa para o PT para que o partido pudesse abrir mão dele na eleição, seja como colaborar de campanha presidencial ou candidato em São Paulo. Como Lula reputa na capital paulistana, boa parte da vitória dele na região se deve ao Haddad”, pontua Paulo Gama.
Nesse contexto, a eventual saída de Haddad da Fazenda não é vista apenas sob a ótica administrativa, mas como uma decisão estratégica que envolve diretamente o cálculo eleitoral do partido. Para os analistas, manter Haddad no centro do governo até o limite possível também reforça a narrativa de continuidade da política econômica, ao mesmo tempo em que preserva seu capital político para o momento decisivo da campanha.
“O imaginário do mercado é pensar que em ano de eleição é natural de todo e qualquer político gastar mais para realizar entregas, mas não é esse o cenário que está sendo colocado no governo Lula”, destaca Bárbara Baião. “E se analisarmos, a Fazenda, nesse viés de justiça tributária, ajudou a dar muito enredo e corpo para esse governo atual, então não vejo uma guinada nas contas”.
Continua depois da publicidade
Mapa de Risco é o novo programa de política do InfoMoney. Toda semana, a repórter Marina Verenicz recebe um time de especialistas para discutir o que realmente importa na política e seus impactos nos mercados e nos investimentos.
