Haddad diz que governo fez proposta de garantia em yuan para exportações à Argentina

Operação envolve um volume de recursos inicial de 100 milhões de dólares a 140 milhões de dólares

Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), durante entrevista (Foto: Diogo Zacarias)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (23), que o governo elaborou uma proposta de garantia em yuan, a moeda chinesa, a exportadores brasileiros que vendem produtos à Argentina. O Banco do Brasil fará o câmbio das moedas do yuan para o real.

Haddad afirmou que essa operação envolve um volume de recursos inicial de 100 milhões de dólares a 140 milhões de dólares.

O objetivo é garantir o pagamento dos exportadores nacionais. O câmbio será feito em Londres, onde a operação pode ser viabilizada, conforme o ministro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Poderíamos manter o yuan, mas vamos fazer o câmbio. Exportou recebe em real”, disse Haddad, que está em Johannesburgo para eventos do Brics.

“Nós já encaminhamos ao governo argentino uma proposta de garantia em yuan, das exportações brasileiras, com a garantia do Banco do Brasil de fazer o câmbio para reais, a partir dessa garantia”, disse o ministro. “Para os exportadores brasileiros, será uma coisa boa, se a Argentina concordar, porque eles podem ter algum fluxo de venda de seus produtos com 100% de garantia, e para o Brasil sem problemas porque o câmbio vai ser feito do yuan para o real, e isso tranquiliza também o Tesouro Nacional porque não há risco de default.”

Segundo o ministro, o Tesouro considerou a garantia adequada, e o Banco do Brasil concordou. O governo brasileiro não teve ainda resposta.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.