Haddad defende “multilateralismo do Século 21” em Marrakesh e diz que Brasil colocou a casa em ordem

Ministro defendeu mudanças para uma "economia global mais verde e sustentável", e também pediu que "mais ricos paguem sua justa cota de impostos"

Reuters

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em audiência pública na Câmara dos Deputados (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, nesta sexta-feira (13), em discurso em Marrakesh, no Marrocos, um “multilateralismo do Século 21”, afirmando que a presidência brasileira do G20 no ano que vem buscará a reforma dos organismos multilaterais de governança global.

Em sua fala na cidade que recebe o encontro atual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), Haddad também afirmou que o Brasil colocou a casa em ordem neste ano, com a aprovação pelo Congresso de um novo marco fiscal e o avanço de uma proposta de reforma tributária, que tramita atualmente no Senado.

“Precisamos urgentemente melhorar as nossas instituições financeiras internacionais, fazer com que os mais ricos paguem sua justa cota de impostos, tratar do problema da dívida em um número crescente de países da África, Ásia e América Latina, e, de maneira eficiente, mobilizar recursos públicos e privados para uma economia global mais verde e sustentável”, disse Haddad em seu discurso feito em inglês, mas cuja versão em português foi divulgada pelo ministério.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Falhar em apresentar uma agenda como essa é que seria pouco realista, porque significaria comprometer as aspirações legítimas das gerações futuras”, acrescentou.

Ao apresentar as prioridades do Brasil para o período em que presidirá temporariamente o G20, bloco que classificou como “talvez o único fórum global com capacidade para promover o multilateralismo do Século 21”, Haddad afirmou ainda que o combate à fome e a inclusão social também estarão no topo da agenda brasileira para o G20 em 2024.

“Em primeiro lugar, o Brasil trabalhará para promover a inclusão social e combater a fome em todo o mundo. Em segundo lugar, propomos um foco específico na transição energética e no desenvolvimento sustentável levando em conta todos os seus três pilares — social, econômico e ambiental. Em terceiro e último lugar, queremos avançar na reforma das instituições de governança global”, elencou.

Continua depois da publicidade

Ao falar sobre a agenda doméstica do Brasil, Haddad disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou este ano para “colocar a casa em ordem” e, segundo o ministro, isso permitiu que o Brasil retomasse um papel ativo no cenário internacional.

“Em 2023, colocamos a nossa casa em ordem depois de alguns anos turbulentos. Estabelecemos um novo arcabouço fiscal, estamos fazendo uma grande reforma tributária, avançamos em reformas estruturais, reduzimos o desmatamento, renovamos e expandimos programas sociais reconhecidos internacionalmente, como o Bolsa Família, e acabamos de lançar um ambicioso plano de transformação ecológica”, disse o ministro.

“Agora, o Brasil está pronto para se voltar aos desafios globais e promover um diálogo construtivo e produtivo em direção ao multilateralismo do Século 21.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.