Haddad decide indicar Rafael Dubeux ao conselho da Petrobras, diz agência

Convite para Fazenda ocupar uma das vagas do governo na estatal foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD)

Equipe InfoMoney

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (centro) se reúne com o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) e diretores da estatal (Foto: Divulgação)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), decidiu indicar Rafael Dubeux, atual secretário-executivo-adjunto da pasta, para o conselho de administração da Petrobras (PETR3PETR4), disseram duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

Dubeux é um dos responsáveis pela elaboração e negociação do plano de transformação ecológica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será indicado com o objetivo de fortalecer o plano de transição verde da Petrobras, segundo as fontes.

O convite para a Fazenda ocupar uma das vagas do governo no conselho da estatal foi anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Ele disse que a presença de um integrante da pasta na Petrobras “é mais do que natural”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Foi um momento muito oportuno para convidar a Fazenda a integrar o conselho da Petrobras. Até para ela trazer uma ótica e um olhar dela, da Fazenda Pública sobre a economia nacional, para dentro da empresa”, afirmou Silveira.

O governo federal tem direito a 6 dos 11 assentos no conselho de administração da empresa. As outras 5 cadeiras são ocupadas por acionistas minoritários e funcionários da companhia.

“Choradeira do mercado”

Haddad e Silveira se reuniram ontem com o presidente Lula, o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), e diretores da estatal no Palácio do Planalto. Lula disse que o encontro discutiu fertilizantes e transição energética, sem mencionar a questão dos dividendos extraordinários — decisão que levou as ações da estatal a despencarem na B3.

Continua depois da publicidade

Horas antes, o presidente afirmou em entrevista ao SBT que a Petrobras não pode pensar só nos acionistas nem se esquecer de que “tem uma missão”. O presidente também falou em “choradeira do mercado” e o comparou a “um dinossauro voraz que quer tudo para ele e nada para o povo”.

(Com Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.